sábado, 13 de dezembro de 2008

Juntando com Nosso Filho


Juntar-se


O isolamento é um estado constante dentro dos estados de disponibilidade da criança autista.

Para juntar-se a criança, basta fazer o mesmo que ela, imitando seus movimentos e atitudes. Mas não e só isso. Para você conseguir juntar-se com sucesso, você tem que estar livre de julgamentos, livre de pensamentos e preocupações, e você terá que descobrir o prazer em ficar com a criança, fazendo o que ela faz.

Independente do que ela estiver fazendo, você tem que realmente estar com ela!!! Você tem que estar alegre, empolgado e entusiasmado no que estiver fazendo.

Estudos comprovam que esse tipo de atividade tornam a criança mais responsiva socialmente, aumenta o contato visual, aumenta a criatividade com os brinquedos, e a criança sorri com mais freqüência.

Juntar-se com a criança imitando seus movimentos demonstra aceitação da sua parte, pelos gostos dela, constrói uma ligação afetiva entre os dois. Com o passar do tempo podemos entender as motivações e interesses da criança, e permite que a mesma aprenda a iniciar interações sociais espontâneas.

Ficar com ela sem julgamentos demonstra amizade, amor incondicional e cumplicidade. Vemos a alegria da criança desabrochando, olhares de cumplicidade e sorrisos de satisfação, de forma nunca antes visto.

Com o passar do tempo a criança fará mais interações sociais com você, e partirá para outros estados de disponibilidade.

Após algum tempo devemos celebrar com ênfase e entusiasmo cada interação social, o que dará ainda mais segurança para que a criança continue a interar-se socialmente.

Embora pareça simples, o juntar-se é muito mais complicado do que parece. É muito fácil nossas mentes dispersarem-se com pensamentos inoportunos, ainda mais se você estiver em uma atividade monótona e sem graça, como ficar olhando para o teto, ou ficar esfregando um pé contra o outro. O segredo é buscar todas as sensações e prazer em cada ato. Tentar sentir o que ela sente como se fosse a melhor coisa do mundo.





Nenhum comentário: