terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Interagindo com o nosso filho

Estilos de interação

“ o desenvolvimento do aprendizado depende mais do envolvimento voluntário na interação social, do que na atividade ou na informação especifica a que as crianças são expostas”
(Kim & Mahoney -2004)

Temos dois estilos de interação social com nossas criança: o diretivo e o responsivo.

O Diretivo é aquele que impõe sobre a criança a atividade, quer ela esteja motivada ou não, muito semelhante ao que acontece nas escolas. O adulto impõe o seu objetivo, suas metas a serem alcançadas e subjuga a criança as suas atividades. Utiliza a repetição imposta para que a criança aprenda.

O Responsivo é como um controle remoto para a criança, está pronto para serví-la da forma que ela deseja, e torna-se necessário para ela. Segue os interesses da criança e atinge o objetivo possível com a atividade que motivou a criança. Não impõe o objetivo, nem tenta direcionar a criança para os seus interesses. É sempre motivador o que encoraja a conexão social da criança.

Portanto, devemos deixar nossa conduta diretiva de lado, não impondo nossas vontades sobre elas, e nos tornar o mais responsivo possível. Desta forma podemos tornar as interações sociais mais motivadoras do que a simples atenção aos objetos, e ainda, aumentar a motivação da criança para que ela queira compartilhar suas experiências.

Diretivo
Ignora as comunicações
Impede as comunicações
O adulto conduz o programa
O adulto impõe o que quer que a criança faca
O adulto inicia a interação sem considerar a vontade da criança

Responsivo
Responde as comunicações
O adulto faz pausas para permitir a participação da criança
Segue os interesses da criança, sendo flexível
Inicia atividades motivadoras
A criança inicia e o adulto responde
Estimula a criança a ser ativa e a estar motivada para as interações sociais




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