segunda-feira, 26 de julho de 2010

Nunca foi tão bom ouvir falar no número dois

            Muitos pais me perguntam como eu tirei a fralda do Ale e como fazemos com o número dois. Tiramos a fralda aos 2 anos de idade usando as mesmas técnicas das outras crianças. A fase de tirar a fralda e ficar levando ao banheiro toda hora e oferecendo xixi ou cocô foi tranqüila. A próxima etapa que é a criança perceber sozinha quando está com vontade e pedir para ir ao banheiro é mais complexa.
            No caso do Ale, quando ele sente vontade e sabe onde é o banheiro, ele leva um adulto pela mão até lá e fica esperando. Fomos aos poucos o incentivando a abaixar a calça e a cueca sozinho. Atualmente, ele vai sozinho até o banheiro, abaixa a calça e faz xixi no vaso, mas às vezes molha a camiseta porque ele a prende embaixo do pescoço (decidiu isso sozinho) e ela cai ou ele simplesmente esquece a camiseta.
O cocô ele começa a fazer enquanto esta brincando ou vendo TV e um adulto o leva. Outras vezes ele pede e a maioria das vezes rola antes do banho quando eu sugiro. Ele já foi espontaneamente algumas vezes e eu cheguei só no final para limpar o bumbum.
Geralmente ele tenta puxar a descarga sozinho, mas como é dura eu ajudo.
Agora vem a boa notícia que inspirou este post: 
            Ontem o Ale estava deitado vendo TV, então olhou para mim e disse “cocô”. Eu o acompanhei  até o banheiro e ele realmente fez!
Tá certo que hoje de manhã ele disse de novo, mas dessa vez era suco. Acho que ele confundiu as palavras mas está tentando se comunicar falando!

4 comentários:

Anônimo disse...

fico feliz de o vocabulario dele crescer, e acho interessante ser de acordo com as necessidades dele.
E gosto muito do seu jeito de escrever. beijos, sogra

Cinthia disse...

Esse é o cara!

Leandro disse...

Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeei!

Eliana Reis disse...

Claro, ele no carro com a avó não falou sssss-co co para se referir ao suco? Ele realmente falou suco e falou cocô em dois momentos distintos...descobri hj o blog desta criança linda que é o Alê e vou acompanhar sempre!
Eliana Reis elianacreis@yahoo.com.br