segunda-feira, 30 de março de 2009

Os Ganhos desse domingo, 29 de Março de 2009

Hoje o Alexandre acordou as 09h30min, na nossa cama. Já nem sei mais a que horas ele foi para lá. Ele adormece na cama dele enquanto cantamos para ele dormir e no meio da noite vai se aninhar conosco. Confesso que ainda não tomei nenhuma providencia educacional em relação a isso porque eu acho uma delicia dormir com ele!
Fomos ao banheiro ele disse “kis-kis” enquanto fazia xixi. Elogiei feliz e ele repetiu mais duas vezes. Tomou seu suco com as vitaminas matinais e fomos preparar seu ovo do café da manhã.
Ele me ajuda todas as manhãs com o ovo: ele pega a panela e coloca no fogão, enquanto eu levo os temperos para a pia; vamos juntos até a geladeira e ele pega um ovo e eu os outros dois; ele sobe em uma cadeira com minha ajuda e fica segurando o ovo dele; eu acendo o fogão, coloco óleo na panela e meus ovos e hoje pela primeira vez ele ficou batendo o ovo dele como eu faço na beirada da panela, mas ainda não conseguiu quebrá-lo, então eu o fiz. Colocamos juntos sal e orégano e mexemos tudo cada um com sua colher de pau. Quando fica pronto ele come o ovo sozinho, sentado à mesa.
Fomos todos juntos (mamãe, papai e Alexandre) até o parque do lago jogar pão para os gansos. O Alexandre não jogou pão ainda, mas hoje ele viu os gansos e até correu atrás de dois!
Almoçamos em um restaurante que tem um trem elétrico que circula em um trilhozinho por cima das mesas. Sempre que vamos lá chamamos a atenção do Alexandre para o trem e às vezes ele até olha, mas na maioria o ignora. Hoje ele olhou espontaneamente para o trem várias vezes, acompanhou seu circuito com os olhos e até com a cabeça e o corpinho e eu arrisco a dizer que ele curtiu o trem!
À tarde fomos cuidar do jardim, plantar novas flores e regá-las. O Alexandre adora. Abre a torneira sozinho, enche um balde de água com a mangueira e vai jogar na roseira. Temos várias roseiras, mas ele só coloca água em uma. Todas ficam secas, e a vermelha encharcada. Enquanto cavamos um buraco para plantar, ele com seu umbigo imenso acha que estamos juntando terra para ele brincar, então ele enche seu balde com a terra que cavamos e vai jogar em outro canto ou fica enchendo o buraco da planta de terra ou água.
Enquanto plantávamos ele pediu para passear (me levou com a mão até o carro de passeio dele). Então quando acabamos fomos até o parque de brincar. Ele sobe no escorregador e desce sozinho; gosta do gira-gira e precisa de ajuda para subir e girar, mas desce sozinho com dificuldade; começou a brincar no trepa-trepa com entusiasmo, mas ainda inseguro; e ama a balança. Precisa de ajuda para subir, estica os pés para ser balançado e desce sozinho com destreza inclusive com a balança em movimento. Também engatinhou e andou de urso na areia e brincou com o baldinho de um amigo.
Um bando grande de pássaros pretos sobrevoou o parque e ele observou o trajeto todo pela primeira vez! É até engraçado observar pássaros voando pela primeira vez com três anos e oito meses, mas talvez ele já tenha feito isso antes na escola ou em algum outro lugar e acharam que não era um feito que valesse a pena nos contar. E outra coisa que ele fez pela primeira vez foi voltar caminhando para casa o caminho todo e sem reclamar!
Quando chegou fez coco sozinho sentado no vaso sanitário e foi tomar banho com o papai. Depois do banho tomou sopinha sozinho e foi brincar um pouco no quarto antes de dormir.
Ele está balbuciando bastante, fazendo muito contato visual e mantendo-o por mais tempo. Está mais atento a nós, às nossas atividades e ao meio ambiente de modo geral. Parece estar com mais força muscular nas pernas e nos braços e menos hipotônico.

mari_buratti@hotmail.com

Nenhum comentário: