terça-feira, 27 de outubro de 2009

Irmãzinha


Sábado teve exposição dos trabalhos das crianças na escola do Alexandre. Eu geralmente vou meio tensa, com medo dele não ter participado de nada. Ele fez trabalhos com pintura, mas ainda não pinta com lápis, não desenha, não faz esculturas com massinha. Acredito que seja uma hiperatividade, ele não fica muito tempo
interessado no trabalho, não tem paciência, nem muito foco, faz qualquer coisa rapidinho e já quer ir brincar fora da sala. Acontece em casa também. Eu dou uma forçadinha, afinal mãe pode... rs!
No dia das crianças a dinda fez uma massinha de biscoito para modelarmos as formas e assar. O Ale não curtiu muito no começo, mas insistimos e ele participou, sentado à mesa conosco. Quando ele se encheu mesmo e resolveu parar, meu sobrinho da mesma idade também já tinha cansado e isso me deu uma noção de tempo de criança que infelizmente eu ainda não tenho... e também me deu um aliviozinho ver que o tempo dele pode ser o mesmo de uma criança neurotípica da mesma idade, se ele se interessar pela atividade.
Na escola ele também fez bastante atividade com as outras crianças. Muitos trabalhinhos os amigos fizeram junto com ele, ajudando-o. Teve trabalhos que fizeram para ele e teve até alguns dedicados à ele. Uma amiga caprichou mais no dele que no dela e outra fez ele brincando com um balde. Eu achei bem legal essa interação com os amigos, mas como uma mãe neurotípica (ou quase, rs!) eu gostei mesmo dos que ele fez sozinho ou com pouca ajuda. Já estão inclusive pendurados na parede de casa! Lógico! Ele bem que gostou de ver seus quadros na parede.
Agora vem o melhor da exposição da escola:
Enquanto observávamos os trabalhos, as crianças ficaram brincando soltas no parque, e uma menininha ficou um tempão com o Ale fazendo o Son Rise mais perfeito que eu já vi. Ele estava introspectivo, em isolamento, brincando no escorregador e na pia de água; ela com se estivesse entendendo e amando tudo o que ele estava fazendo (e devia mesmo estar!) ficava o tempo todo com ele, fazendo igual, sem atrapalhá-lo, em silêncio e no espaço dela um respeitando o outro, juntos e ao mesmo tempo separados. Ele se achando o líder. Ela fazendo sozinha, espontânea, naturalmente, sem pagar nenhum centavo pelo curso ou ler uma apostila. Ainda não sei o nome da santa, mas estou chamando-a carinhosamente de “sonrisa”.
E por estas e por outras estou cada dia mais feliz e esperançosa com a chegada da Heleninha. Tenho certeza que mesmo que ela não seja uma “sonrisa” nata, ter uma irmazinha vai ser uma ótima experiência para ele!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Visita da Lenina



Oi Mari, Fê, Alexandre e Helena!

Estou mandando as fotos deste domingo maravilhoso que passamos na casa dessa família linda que vocês formam!!! AMEI tudo: a casa linda, o almoço maravilhoso... mas o que mais me impressionou e me deixou feliz foi mesmo ver como o Alexandre evolui a cada dia! Está muito esperto e inteligente!Fiquei abismada com as brincadeiras dele no quintal, com a forma como ele sabe pedir aquilo que quer e principalmente sobre como ele sabe se virar sozinho em muitas situações! Vê-lo almoçando, com aquelas colheradas decididas, foi uma delícia! E a surpresa da hora em que ele foi sozinho fazer xixi???? Uma graça, ele mesmo baixou a sunga, subiu no banquinho, fez xixi e ainda tentou dar a descarga!!! A tia babona aqui ficou sem palavras! Também percebi que ele está mais carinhoso do que nunca - não é a toa que a foto que mais amei foi a dele com o tio Leandro na rede! Foi um domingo e tanto! Maravilhoso! Quero mais!!!! Em breve, com a Helena para compartilhar muito mais momentos felizes! Com certeza ela será uma companheirona pro Xan!

Milhões de beijos, obrigada por fazerem parte da nossa vida e por serem tão especiais!!!!

Lenina